Água - Um bem precioso.

Trabalho realizado pelos professores do Colégio Naira Feline em Medianeira. Veja as fotos AQUI.

            O futuro do planeta e a água

               O planeta terra é o terceiro planeta do sistema solar e devido a esta posição o torna o único planeta com  condições físicas para a existência da água em seu estado líquido. Talvez, em função disto que esta substância formada pela união de dois átomos de hidrogênio a um átomo de oxigênio, através de uma ligação covalente, tendo como fórmula molecular o famoso H2O, é tão importante. Segundo alguns cientistas em alguns seres vivos a água compreende até 99% de seu corpo. É o caso dos celenterados marinhos, conhecidos popularmente por águas vivas ou mães da água.
            Nos seres humanos, a água representa cerca de 75% da composição do organismo, portanto, se somos formados por trilhões de células, mais da metade da  matéria existente em nossas células é representada pela água. Isto não surpreende dizer que as reações químicas do metabolismo humano ocorrem em meio aquoso, ou seja, na água.
            A água pura totalmente na natureza não existe. O que ocorre é a  concentração de sais, óxidos e outras substâncias, inclusive com a concentração de poluentes, como metais pesados dentre outros. Essa poluição da água a cada ano que passa vem aumentando assustadoramente e para que possamos entender melhor, diariamente está diminuindo a água própria para o consumo humano e aumentando a água com concentração de substâncias nocivas.
            O Brasil é um país rico em água, dispõe de muitos rios, lagos e aquíferos. A quantidade de água que utilizamos está aquém de 1% da água disponível, ao contrário de outros países como os do Oriente Médio que chegam a utilizar 77% da água disponível.
            Diante de toda esta problemática da água, no último dia 22 de março, deu-se o “Dia mundial da água”, sendo que os alunos do Colégio Naira Fellini realizaram um trabalho de campo diferenciado sobre este tema. O mesmo foi organizado pelo professor Paulo Acosta, da disciplina de Ciências e pelo professor Pedro Sausen, da área de Geografia. A atividade foi constituída primeiramente com uma visita ao Rio Alegria, que banha os bairros que a escola atende, objetivando analisar as condições deste rio tão importante para o município de Medianeira. Dentre os principais problemas constatados destacam-se:  o acúmulo de lixo jogado pela própria população  em alguns pontos do rio, a falta de mata ciliar e principalmente, construções em áreas de risco devido ao crescimento populacional desordenado. A partir dessas constatações foram realizadas reflexões em sala de aula para posterior construção de cartazes, slogans, frases, dentre outros. Foi realizado ainda um concurso de poesias, músicas e paródias envolvendo o referido tema.
            Esta atividade contou com o apoio da Direção, Equipe Pedagógica, professores e demais funcionários do Colégio.